O Instituto Politécnico de Leiria formalizou o pedido para a transformação em Universidade de Leiria e Oeste.
A proposta já foi enviada ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação, e segundo a instituição, “fundamenta-se numa trajetória de mais de quatro décadas dedicadas à excelência académica, à investigação aplicada e ao impacto socioeconómico”.
Num comunicado enviado as redações, é explicado que o projeto visa expandir e diversificar a oferta formativa, para além de “fortalecer a comunidade interna, reforçar o contributo para os avanços da ciência e tecnologia, e poder acrescentar competitividade e valor ao país”.
A transformação do Politécnico de Leiria em Universidade de Leiria e Oeste “será o reflexo da abrangência geográfica da instituição, que se espalha por sete localizações, desde a região de Pombal até Torres Vedras”, o que explica o documento, “contribui para a coesão territorial”.
Recorde-se que o Instituto Politécnico de Leiria tem atualmente 46 licenciaturas, 58 mestrados e quatro programas doutorais, para além de projetos de investigação.
A instituição conta com cinco campus com mais de 130 laboratórios especializados, quatro bibliotecas, e residências com capacidade para cerca de 1.300 estudantes.
Imagem: Instituto Politécnico de Leiria