Sintra celebra diversidade linguística e cultural com Festival Ecoar

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

31 Outubro 2025

O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, vai acolher nos dias 10 e 11 de novembro a primeira edição do Festival Ecoar, dedicado à reflexão sobre a relação entre a língua portuguesa e os idiomas tradicionais dos territórios ex-coloniais.

Com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, o evento estabelece uma ponte cultural entre Angola e Portugal, explorando a influência da língua portuguesa na cultura angolana e os esforços para preservar línguas tradicionais. A iniciativa destaca a importância da língua, tanto na forma escrita como falada.

Em homenagem ao 50.º aniversário da independência de Angola, o programa inclui um painel de discussão com a investigadora americana Marissa Moorman, o músico angolano Victor Gama e o professor de línguas nacionais Wayami Sérgio, além de um concerto de Victor Gama.

O festival integra ainda oficinas de língua kimbundu para crianças, realizadas em parceria com escolas locais, uma instalação artística do Banga Coletivo e o lançamento de um livro sobre o tema.

A entrada é gratuita, sendo que algumas atividades requerem inscrição prévia.

Imagem: CM Sintra