A portuguesa Rita Azinheira, da Sociedade Recreativa da Várzea de Sintra, sagrou-se Campeã do Mundo de Patinagem Livre no escalão de Juniores, no Campeonato do Mundo de Patinagem Artística, em Pequim, China.
Rita Azinheira terminou a prova com 182,38 pontos, somando os resultados dos programas curto e longo, à frente da italiana Martina Stefani (179,83) e da espanhola Paula Roman Martí (172,16). Outra portuguesa, Rita Afonso, terminou na 9.ª posição, com 129,44 pontos.
O compatriota João Pedro Cruz conquistou a medalha de bronze em Pequim, acrescentando mais um pódio para Portugal neste Campeonato do Mundo.
Esta é a segunda grande conquista de Rita Azinheira em 2025. A atleta já tinha sido Campeã da Europa de Patinagem Livre no escalão de Juniores, no Campeonato Europeu realizado em Trieste, Itália.
Em declarações à Federação Portuguesa de Patinagem, Rita Azinheira afirmou:
“Nem consigo acreditar que sou campeã do mundo. É tão fácil dizer, mas sou realmente campeã do mundo. Toda uma vida de trabalho culmina neste campeonato mais importante.”
O feito de Rita Azinheira coloca Portugal em destaque na patinagem artística internacional, evidenciando o talento jovem do país e a capacidade de competir em escalões de topo.
Imagem: Federação Portuguesa de Patinagem





