Aveiro ilumina-se com o festival PRISMA / Art Light Tech

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

6 Outubro 2025

De 8 a 11 de outubro, Aveiro volta a brilhar com o PRISMA / Art Light Tech, um festival que une arte, tecnologia e património. O evento integra a Aveiro Tech Week e apresenta videomapping, instalações de luz e experiências interativas em vários pontos da cidade.

Com o tema “A Forma das Coisas”, a edição de 2025 reúne cerca de 20 obras de artistas de nove países, explorando geometria, perceção e participação do público.

Entre os destaques estão “Organism + Excitable Chaos”, dos canadianos Navid Navab e Gareth Willis — vencedora do Prix Ars Electronica 2025 —, exibida na Igreja das Carmelitas, e “Oh Lord”, do francês Guillaume Marmin, projetada no Teatro Aveirense com imagens reais do Sol.

O festival estende-se a espaços como o Museu Arte Nova e o Museu de Aveiro / Santa Joana, com criações de Gil Delindro, Marc Vilanova e Michaela Lautenschlager. No exterior, obras como “Flux”, “Order200” e as peças insufláveis do coletivo francês STUDIO DAAO transformam o Rossio e a Praça Marquês de Pombal em palcos de luz.

O PRISMA inclui ainda propostas para famílias e crianças, e a School of Videomapping, cuja projeção final será exibida na fachada da Sé de Aveiro.

A entrada é livre.

Imagem: CM Aveiro