A Câmara Municipal de Lisboa (CML) pretende abater 25 jacarandás para construir um parque de estacionamento subterrâneo. O plano inicial passa por abater 25 jacarandás na Avenida 5 de Outubro, mas o município prevê que sejam removidos mais de 40 jacarandás. Este processo vai acontecer entre março e junho deste ano.
A autarquia quer preservar o máximo que conseguir de exemplares de Jacarandás, no entanto considera importante criar um parque de estacionamento que só irá trazer benefícios para a cidade. No entanto as pessoas estão contra decisão de abater árvores e criaram uma petição “Não ao abate dos jacarandás da Av. 5 de Outubro”, que, até 13:00 de hoje, reuniu mais de 20.500 assinaturas.
A este propósito, a Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (DMAEVCE) reforça que os trabalhos deverão ser executados por uma empresa profissional especializada na matéria e destaca a preparação das árvores para transplante, contribuindo para o aumento da taxa de sucesso dos transplantes.
Imagem: Freepik