Há falta de ensino artístico para as crianças do interior. Desde os anos 80 que os alunos das escolas públicas podem escolher ter o ensino especializado da música, frequentando as disciplinas musicais numa escola de música e as restantes na sua escola de ensino geral. No entanto tal não acontece no interior do país, porque a rede de escolas deixa várias “regiões a descoberto”, criando uma “injustiça gritante” que impede um direito legalmente previsto.
No entanto, são apenas nove distritos portugueses que têm uma escola pública especializada em música. O estudo feito pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, foi atualizado no ano passado e revela que existe um incumprimento da legislação que garante a todas as crianças o direito a estudar no ensino articulado da música.
Muitas são as regiões que lutam diariamente pelos seus direitos, especialmente pelo ensino artístico nas escolas, como é o caso de nas zonas de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Évora e Beja que ainda não tem nenhuma escola especializada em música.
Imagem: Freepik