Já estão na órbita da terra dois satélites portugueses. O PoSat-2 e o Prometheus-1 foram despejados em órbita, juntamente com mais de três dezenas de pequenos satélites comerciais, académicos e governamentais, a partir da Base Espacial de Vandenberg (Califórnia, Estados Unidos).
Neste momento já existem satélites portugueses no espaço. No ano passado já tinham sido lançados satélites portugueses para a órbita terrestre, sendo que o primeiro foi enviado há mais de 30 anos e ainda vagueia no espaço embora sem qualquer tipo de atividade. O primeiro satélite comercial PoSat-2 tem como objetivo prestar serviços como permitir identificar a posição dos navios, receber e enviar mensagens sobre tráfego marítimo, meteorologia ou eventuais perigos.
Agora é perceber e confirmar se realmente está a funcionar. As equipas já estão a realizar alguns testes, no entanto ainda pode demorar algumas semanas ou até mesmo meses. Este satélite integra o conjunto de 12 que ainda serão lançados até 2026 de modo a formar a constelação Aton na Órbita terrestre.
Imagem: Freepik