Festival Correntes celebra Carlos Paredes e Virgílio Caseiro em Coimbra

30 Setembro 2025

O Convento São Francisco recebe, de 1 a 5 de outubro, a 8.ª edição do Festival Correntes de Um Só Rio, que este ano presta homenagem a duas figuras maiores da música portuguesa: Carlos Paredes e Virgílio Caseiro.

O evento arranca a 1 de outubro, Dia Mundial da Música, com a apresentação do projeto “Arquivo da Canção de Coimbra, parte 2 – Carlos Paredes”, por Tiago Pereira, às 18h00. À noite, às 21h30, sobe ao palco o espetáculo “Perpétuo Paredes”, criado pelo CITAC, TEUC e Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

No dia 2, às 18h00, será lançado o livro “Amigo Paredes”, de Paulo Sérgio dos Santos. Mais tarde, às 21h30, o Grande Auditório recebe um concerto de homenagem a Carlos Paredes com nomes como Carlos Alberto Moniz, Mário Laginha, Luísa Amaro e Miguel Amaral.

A programação de 3 de outubro inclui novas sessões do espetáculo “Perpétuo Paredes”, às 14h30 e 21h30, e uma atuação de Henrique Fraga, às 19h00, dedicada à obra do guitarrista.

Já a 4 de outubro, às 16h00, será lançado o livro “Pioneirismo, Genialidade e Modernidade em Arthur Paredes”, de António Manuel Nunes, acompanhado por uma apresentação musical. Às 21h30, realiza-se a 9.ª Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra, em tributo ao Maestro Virgílio Caseiro.

O festival encerra a 5 de outubro, às 18h00, com o concerto “Máximo: Piano Perpétuo”, em que o pianista Máximo Francisco presta um tributo singular a Carlos Paredes.

Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira do Convento São Francisco e online, com descontos para estudantes, maiores de 65 anos, desempregados, profissionais das artes e grupos. O Cartão Amigo CSF garante vantagens adicionais, incluindo 40% de desconto.

Imagem: CM Coimbra