Inês de Medeiros reeleita em Almada para terceiro e último mandato

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

13 Outubro 2025

A socialista Inês de Medeiros conquistou a presidência da Câmara Municipal de Almada, garantindo o seu terceiro e último mandato. Durante o anúncio na sede de campanha, na Cova de Piedade, destacou a vitória na União de Freguesias do Laranjeiro/Feijó, atualmente liderada pela CDU, e afirmou que Almada continua “o grande bastião da esquerda”.

“Ganhámos quatro juntas. Perdemos a Costa de Caparica, mas tivemos uma grande vitória na União de Freguesias do Laranjeiro/Feijó. Tínhamos um plano para Almada em 2017 e estamos a concretizá-lo até 2029”, afirmou a autarca, referindo que encara este novo mandato com “determinação e entusiasmo”.

O PS obteve 29,10% dos votos, elegendo quatro mandatos. A CDU (PCP/PEV) ficou em segundo lugar, com 20,61% e três vereadores, seguida do PSD, com 19,36% e dois mandatos, e do Chega, que entra pela primeira vez na vereação municipal com 18,24% e dois mandatos. O Bloco de Esquerda e o Livre perderam a representação que detinham.

Comparativamente às eleições de 2021, o PS perdeu um mandato e cerca de seis mil votos, mas manteve-se à frente do executivo municipal.