A socialista Inês de Medeiros conquistou a presidência da Câmara Municipal de Almada, garantindo o seu terceiro e último mandato. Durante o anúncio na sede de campanha, na Cova de Piedade, destacou a vitória na União de Freguesias do Laranjeiro/Feijó, atualmente liderada pela CDU, e afirmou que Almada continua “o grande bastião da esquerda”.
“Ganhámos quatro juntas. Perdemos a Costa de Caparica, mas tivemos uma grande vitória na União de Freguesias do Laranjeiro/Feijó. Tínhamos um plano para Almada em 2017 e estamos a concretizá-lo até 2029”, afirmou a autarca, referindo que encara este novo mandato com “determinação e entusiasmo”.
O PS obteve 29,10% dos votos, elegendo quatro mandatos. A CDU (PCP/PEV) ficou em segundo lugar, com 20,61% e três vereadores, seguida do PSD, com 19,36% e dois mandatos, e do Chega, que entra pela primeira vez na vereação municipal com 18,24% e dois mandatos. O Bloco de Esquerda e o Livre perderam a representação que detinham.
Comparativamente às eleições de 2021, o PS perdeu um mandato e cerca de seis mil votos, mas manteve-se à frente do executivo municipal.