A Câmara Municipal de Lisboa pretende implementar um sistema de reutilização de copos, além deste também serão colocadas estações de receção de copos reutilizáveis. A implementação do sistema de reutilização de copos será feita ao abrigo de um protocolo com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e com a empresa de reciclagem TOMRA.
Este sistema começara por ser implementado em 17 máquinas, sendo as primeiras nas zonas de Bairro Alto, Bica e Cais do Sodré. A autarquia diz que o objetivo é criar uma solução mais inovadora e sustentável para a cidade, de forma a eliminar o problema dos copos que são abandonados diariamente na via pública, que além de degradar as próprias ruas e o rio Tejo, acaba também por aumentar a necessidade de recursos de limpeza desnecessários.
Para além deste sistema a Câmara Municipal de Lisboa também quer colocar estações de receção de copos reutilizáveis, denominadas “reverse vending machines”, que permite devolver os copos que foram usados, sendo assim higienizados devidamente e devolvidos aos comerciantes. Esta iniciativa pretende promover a economia e sustentabilidade da cidade de Lisboa e futuramente de outras regiões.
Imagem: Freepik