A locomotiva a vapor CP 0186, uma das mais emblemáticas da ferrovia nacional, assinalou este mês 100 anos de existência e continua em circulação no Comboio Histórico a Vapor de Natal, entre Porto e Ermesinde, até janeiro de 2026.
O centenário foi assinalado numa cerimónia simbólica na estação de Porto-São Bento, promovida pela CP – Comboios de Portugal, antes das primeiras viagens da temporada natalícia. O presidente da CP, Pedro Moreira, e o presidente da Câmara Municipal de Valongo, Paulo Esteves Ferreira, descerraram uma placa comemorativa.
Após a cerimónia, passageiros e convidados realizaram a viagem inaugural até Ermesinde, num comboio decorado com motivos natalícios.
A locomotiva 0186 integra a série 0181-0190, construída pela fabricante alemã Henschel & Sohn e entregue a Portugal entre 1924 e 1925, como indemnização da I Guerra Mundial. As máquinas estiveram ao serviço da Companhia dos Caminhos de Ferro do Estado.
Estas locomotivas circularam em todo o país até finais da década de 1970. A 0186 assegurou, nos últimos anos de serviço, ligações entre Porto-São Bento e Viana do Castelo e entre Porto-São Bento e a Régua. A tração a vapor em via larga foi extinta em Portugal em 1977.
A recuperação da locomotiva decorreu entre os anos 90 e o início dos anos 2000, permitindo a sua integração em serviços especiais e comboios históricos, como o Comboio Histórico do Douro e o Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Até 4 de janeiro de 2026, aos sábados e domingos, a locomotiva 0186 continua a circular entre Porto e Ermesinde, proporcionando viagens que recriam a experiência ferroviária do século XX, com vapor, apito e decoração natalícia.









