O estudo ‘Necessidades de Professores: deficit ou ineficiência na gestão da oferta de ensino?’, da autoria do ex-ministro da Educação David Justino, aponta que nos últimos 10 anos houve uma perda de cerca de 117 mil alunos e um aumento de mais de 9 mil docentes.
Existe ainda um desequilíbrio entre o número de alunos e docentes no ensino público, resultado da ineficiência na gestão dos recursos humanos e também a gestão da rede de ofertas escolares deveria merecer uma atenção redobrada por parte da administração educativa.Quase metade das escolas de Portugal continental estão a funcionar com menos de 15 alunos. A análise mostra que cerca de 40% das escolas têm menos de 15 alunos e 26% têm menos de 10 alunos.
Segundo o estudo as soluções que poderiam alterar este cenário é à carga horária, com a recuperação generalizada das aulas de 50 minutos, para além disso, a análise propõe aumentar de forma ligeira o calendário escolar permitindo começar um pouco mais cedo e terminar um pouco mais tarde de maneira a diminuir a carga horária e ainda aliviar algumas horas semanais das disciplinas “cuja soma ultrapasse as 25 horas obrigatórias”.
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