Pintar e Cantar dos Reis regressa ao concelho de Alenquer

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

18 Dezembro 2025

A tradição secular do Pintar e Cantar dos Reis vai cumprir-se na noite de 5 para 6 de janeiro de 2026 em várias localidades do concelho de Alenquer, encerrando a programação do “Alenquer, Presépio de Portugal”.

O ponto de encontro para o roteiro, que inclui transporte em autocarro, será na Praça Luís de Camões, junto aos Paços do Concelho, a partir das 21h30. As inscrições gratuitas estão abertas até ao final do dia 4 de janeiro.

A manifestação cultural reúne anualmente os reiseiros, que participam de forma espontânea em momentos solenes. Alguns pintam fachadas, muros e casas com desenhos alusivos aos Reis, enquanto outros cantam, acompanhados por um apontador. A tradição inspira-se na viagem dos Reis Magos a Oriente, relatada na Bíblia.

Em 2026, a iniciativa decorrerá em 15 localidades do concelho: Abrigada, Bairro, Cabanas de Chão, Cabanas de Torres, Casal Monteiro, Casais do Chorão, Catém, Espiçandeira, Labrugeira, Mata, Olhalvo, Ota, Paúla, Penafirme da Mata e Pocariça.

O Município de Alenquer candidatou o Pintar e Cantar dos Reis a Património Cultural Imaterial da UNESCO em março de 2025, aguardando decisão das Nações Unidas. A tradição foi classificada como de Interesse Municipal em 2016 e é Património Imaterial Nacional desde julho de 2021.

Imagem: CM Alenquer

Recomendamos

Locomotiva a vapor 0186 assinala 100 anos e continua a circular entre Porto e Ermesinde

Câmara de Setúbal entrega mais 12 casas de habitação pública reabilitadas

Plantação de sobreiros marca mais um dia do Vila Madeiro em Penamacor

Bacalhau e bolo-rei mantêm-se na mesa de Natal apesar de cortes no consumo