O Porto de Setúbal registou em 2024 um aumento histórico na carga, registando-se um crescimento de 41,3% nos granéis líquidos e 5% nos granéis sólidos. O presidente Carlos Correia, da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra ( APSS) destacou o papel importante que a equipa teve e a confiança que foi depositada pelo mercado no Porto de Setúbal.
Registou-se um total de 4,7 milhões de toneladas nos terminais de serviço público, um aumento de 4,6% face a 2023. Em destaque estão : os terminais da SAPEC, onde o Terminal de Granéis Líquidos cresceu 40,6%, o Terminal Portuário de Setúbal (TPS) 14,2%,o Sadoport (+2,9%), o Terminal Coelho da Mota (Ro-Ro, +2,3%) e o Terminal Tersado (+1,8%). Os terminais privados também registaram números significativos, com um crescimento de 1,3%.
O aumento de 8% da dimensão média dos navios também foi um fator relevante, assim como o aumento de 5% na dimensão média das embarcações. O Porto de Setúbal tem como objetivo continuar a investir e inovar cada vez mais nas infraestruturas, assim como também reforçar a importância na sustentabilidade. Desta forma a estratégia futura passa por tornar o porto em um dos principais hubs logísticos do país.
Imagem: Freepik