A 11.ª Festa da Ilustração, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, decorre desde 3 de outubro com quase uma dezena de exposições gratuitas em diversos equipamentos culturais do concelho.
A ilustradora portuguesa Rachel Caiano é a convidada nacional do evento e apresenta “Viagens à Volta de uma Linha” na Galeria de Exposições da Casa da Cultura até 30 de novembro. A exposição inspira-se nos livros “Roda Viva – A Menina e o Círculo” e “A Casa das Coisas”. Segundo a artista, a mostra segue uma linha sequencial que cria paisagens oníricas, enquanto a floresta de cartazes convida à interação com os visitantes.
A convidada internacional, a brasileira Yara Kono, expõe “Zona de Conforto” até 30 de novembro no Espaço João Paulo Cotrim, mostrando originais e esboços selecionados dos seus livros.
No espaço A Gráfica, decorre a mostra “Ilustração Portuguesa”, com trabalhos de ilustradores nacionais de 2024 e 2025. O curador José Teófilo Duarte afirma que esta edição é mais seletiva, destacando o que de melhor se faz atualmente em Portugal. A exposição pode ser visitada quintas, sextas e sábados, das 15h00 às 18h00, até 15 de novembro.
Outras exposições incluem:
-
“Contos Cantados” de André da Loba, na Livraria Culsete, até 15 de novembro.
-
“O Cruciverbalista”, de Paulo Novo e Paulo Freixinho, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, até 5 de janeiro, celebrando cem anos de palavras cruzadas em Portugal.
-
“Bug”, de André Ruivo, na Casa Bocage, até 29 de novembro.
-
“Zé: Sempre o Mesmo”, de Jorge Silva, na Galeria Municipal do 11, até 6 de dezembro, em homenagem aos 150 anos de Rafael Bordalo Pinheiro.
-
“Vidas entre o Mar e a Terra”, de Evanthia Tsntila e Luís Tibério, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, até 23 de novembro.
O festival inclui ainda atividades paralelas, como a mostra “Cartazes Ilustrados”, oficinas de ilustração, sessões de curtas-metragens e lançamentos de livros, envolvendo artistas, escolas e o público em geral.
Imagem: CM Setúbal




