Setúbal acolhe 11.ª Festa da Ilustração com exposições e atividades culturais gratuitas

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

31 Outubro 2025

A 11.ª Festa da Ilustração, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, decorre desde 3 de outubro com quase uma dezena de exposições gratuitas em diversos equipamentos culturais do concelho.

A ilustradora portuguesa Rachel Caiano é a convidada nacional do evento e apresenta “Viagens à Volta de uma Linha” na Galeria de Exposições da Casa da Cultura até 30 de novembro. A exposição inspira-se nos livros “Roda Viva – A Menina e o Círculo” e “A Casa das Coisas”. Segundo a artista, a mostra segue uma linha sequencial que cria paisagens oníricas, enquanto a floresta de cartazes convida à interação com os visitantes.

A convidada internacional, a brasileira Yara Kono, expõe “Zona de Conforto” até 30 de novembro no Espaço João Paulo Cotrim, mostrando originais e esboços selecionados dos seus livros.

No espaço A Gráfica, decorre a mostra “Ilustração Portuguesa”, com trabalhos de ilustradores nacionais de 2024 e 2025. O curador José Teófilo Duarte afirma que esta edição é mais seletiva, destacando o que de melhor se faz atualmente em Portugal. A exposição pode ser visitada quintas, sextas e sábados, das 15h00 às 18h00, até 15 de novembro.

Outras exposições incluem:

  • “Contos Cantados” de André da Loba, na Livraria Culsete, até 15 de novembro.

  • “O Cruciverbalista”, de Paulo Novo e Paulo Freixinho, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, até 5 de janeiro, celebrando cem anos de palavras cruzadas em Portugal.

  • “Bug”, de André Ruivo, na Casa Bocage, até 29 de novembro.

  • “Zé: Sempre o Mesmo”, de Jorge Silva, na Galeria Municipal do 11, até 6 de dezembro, em homenagem aos 150 anos de Rafael Bordalo Pinheiro.

  • “Vidas entre o Mar e a Terra”, de Evanthia Tsntila e Luís Tibério, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, até 23 de novembro.

O festival inclui ainda atividades paralelas, como a mostra “Cartazes Ilustrados”, oficinas de ilustração, sessões de curtas-metragens e lançamentos de livros, envolvendo artistas, escolas e o público em geral.

Imagem: CM Setúbal