O novo Hospital de Sintra, na freguesia de Algueirão Mem Martins, ainda não tem data prevista para abrir.
De acordo com Diana Sousa Mendes, diretora clínica da Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra, o novo Hospital irá numa primeira fase, iniciar a atividade cirúrgica com foco nas cirugias de ambulatório, contribuindo para a recuperação da lista de espera cirúrgica da ULS.
O novo Hospital irá também permitir aliviar a pressão sobre o bloco operatório do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, e ao mesmo tempo, aumentar a capacidade de resposta.
Esta nova infraestrutura terá urgência básica para servir cerca de 60 mil urgências. Serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental e medicina física e de reabilitação, são também outras valências.
O novo Hospital começou a ser construído em 2021 pela Autarquia de Sintra. Está localizado no Casal da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, com uma área coberta de 10.500 metros quadrados.
Importa lembrar que o novo Hospital de Sintra está ainda fechado por falta de licenciamento. As últimas informações dão conta que o espaço poderia abrir entre os meses de março e abril.
Um investimento de mais de 62 milhões de euros, e irá beneficiar cerca de 400 mil utentes.
Imagem: Portal SNS