Apagão: retrato de um país às escuras

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

29 Abril 2025

Um país às escuras! Sem luz, semáforos e transportes. Escolas fechadas e hospitais com serviços mínimos e de urgência.

Foi assim o cenário desde as cerca das 11h30 da manhã de ontem. Junte-se as dificuldades nas redes dos telemóveis que, segundo a Proteção Civil, as operadoras decidiram condicionar. A água foi também limitada, e em algumas regiões o corte foi total.

O apagão foi geral em Portugal e Espanha, e pela Europa também em França e Alemanha.

Por cá, o regresso da energia foi gradual a partir do início da noite de segunda-feira, até cerca da meia noite e meia, altura em que a população chegou a festejar.

5 anos após uma pandemia, os portugueses voltaram a correr aos poucos supermercados abertos, à procura de água, bolachas, entalados, alimentos rápidos e práticos.

O que fica deste apagão é por um lado o caos no trânsito e os serviços fechados, mas também os telemóveis e as redes sociais a ficarem de lado, a fazer com que os portugueses voltassem a sair à rua para conviver e desfrutar em comunidade.

Imagem: Lusa

Recomendamos

Encontros MED 2025 levam o som do adufe e a herança mediterrânica a Monsanto

Aeroporto do Rio de Janeiro recebe mostra de arte contemporânea portuguesa

Lisboa acende a magia do Natal a 22 de novembro na Praça do Comércio

Alenquer celebra o Dia do Enoturismo com uma semana dedicada ao vinho e à tradição local