O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para a chegada da depressão Cláudia, que vai agravar o estado do tempo em Portugal continental a partir de terça-feira, 11 de novembro. A instabilidade deverá prolongar-se até ao final do fim de semana.
Os primeiros efeitos serão sentidos no Minho, estendendo-se depois a todo o país. Estão previstos períodos de chuva persistente e forte, trovoadas e aguaceiros intensos, em especial nos dias 12 e 13 de novembro.
O litoral Norte e Centro e as zonas montanhosas poderão registar mais de 150 milímetros de precipitação até domingo.
O vento do quadrante sul vai soprar com rajadas que podem chegar aos 70 km/h no litoral Norte, aos 120 km/h nas serras e 90 km/h no litoral, atingindo maior intensidade na quinta-feira.
A agitação marítima também será significativa, com ondas de sudoeste entre 3 e 5 metros, afetando inclusive o Algarve e a região da Arrábida.
O IPMA vai emitir avisos meteorológicos ao longo da semana e recomenda o acompanhamento das atualizações oficiais.









