Festa da Ilustração em Setúbal com programação especial no dia 18 de outubro

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

17 Outubro 2025

A 11.ª edição da Festa da Ilustração de Setúbal continua no dia 18 de outubro com uma sessão literária e uma visita guiada a exposições dedicadas à arte da ilustração e à celebração da criatividade nacional.

O livro “Mário e o Comboio da Liberdade”, de Adélia Carvalho com ilustrações de Nuno Saraiva, será apresentado às 16h00, no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística. A sessão contará com uma conversa conduzida por Jorge Silva e José Teófilo Duarte, com a presença dos autores.

Neste mesmo espaço, está patente até 15 de novembro a exposição “Ilustração Portuguesa”, que reúne uma seleção de trabalhos de ilustradores nacionais de 2024 e 2025, oferecendo uma visão abrangente da produção artística contemporânea nesta área.

Mais tarde, às 18h00, a Galeria Municipal do 11 recebe uma visita guiada à mostra “Zé, Sempre o Mesmo”, conduzida pelo curador Jorge Silva. A exposição, aberta ao público até 6 de dezembro, assinala os 150 anos de Rafael Bordalo Pinheiro, com diferentes interpretações do icónico “Zé Povinho” criadas por vários artistas.

Sob o mote “É Preciso Fazer um Desenho?”, a Festa da Ilustração, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o atelier DDLX, reúne perto de uma dezena de exposições, todas de entrada gratuita, espalhadas por vários espaços culturais da cidade.

Entre os destaques estão “Viagens à Volta de uma Linha”, de Rachel Caiano, patente na Casa da Cultura até 30 de novembro, e “Zona de Conforto”, de Yara Kono, que pode ser visitada no Espaço João Paulo Cotrim, também até 30 de novembro.

No Museu do Trabalho Michel Giacometti, a exposição “O Cruciverbalista”, de Paulo Novo e Paulo Freixinho, celebra cem anos das palavras cruzadas em Portugal e permanece aberta até 5 de janeiro.

Outros espaços da cidade acolhem ainda mostras como “Bug”, de André Ruivo, na Casa Bocage até 29 de novembro, “Vidas entre o Mar e a Terra”, de Evanthia Tsntila e Luís Tibério, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus até 23 de novembro, e “Cartazes Ilustrados”, nas bibliotecas de Setúbal e Azeitão, patente até 30 de outubro.

A Festa da Ilustração de Setúbal mantém-se como uma das principais iniciativas culturais do concelho, promovendo a arte gráfica, os autores portugueses e a proximidade entre o público e os criadores.

Imagem: CM Setúbal

Recomendamos

Encontros MED 2025 levam o som do adufe e a herança mediterrânica a Monsanto

Aeroporto do Rio de Janeiro recebe mostra de arte contemporânea portuguesa

Lisboa acende a magia do Natal a 22 de novembro na Praça do Comércio

Alenquer celebra o Dia do Enoturismo com uma semana dedicada ao vinho e à tradição local