O Festival de Teatro Ajidanha está de volta!
Até 10 de outubro, a edição 2026, pretende ser um espaço de encontro entre culturas, linguagens artísticas e públicos, onde o teatro se cruza com a formação, a reflexão e outras expressões artísticas. A Ajidanha transforma-se num palco vivo de criação, partilha e diálogo, acolhendo grupos nacionais e internacionais provenientes de vários pontos do Mundo.
A programação destaca a diversidade estética e cultural, integrando espetáculos de teatro amador e profissional, formação em Commedia dell’Arte, tertúlia, cinema documental, música e exposição.
Itália, Brasil, Lituânia e Espanha juntam-se a grupos portugueses, criando uma verdadeira rede de intercâmbio artístico e humano.
Para além das apresentações teatrais, o festival aposta na reflexão crítica e na proximidade com o público, nomeadamente através da tertúlia e da exibição do documentário “2351”, que propõe um olhar intimista sobre a relação entre o Homem e a paisagem, reforçando o compromisso do festival com conteúdos artísticos que questionam, emocionam e inspiram.
A organização é da Ajidanha, a Companhia de Teatro de Idanha-a-Nova, que com esta edição, pretende mais uma vez celebrar, o teatro como lugar de encontro, memória e futuro, mantendo viva a criação artística e a participação cultural na comunidade.
Imagem: Ajidanha











