Linha Violeta – o metro de superfície que vai ligar Loures a Odivelas

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

15 Abril 2025

O Metropolitano de Lisboa lança hoje o concurso para a construção do metro ligeiro de superfície, que ligará Odivelas e Loures.

Trata-se da futura Linha Violeta, que resulta de um protocolo de colaboração entre o Metropolitano de Lisboa, e Câmaras Municipais de Loures e Odivelas, com o intuito de expandir a cobertura intermodal da atual Linha Amarela.

A Linha Violeta contará com 17 estações ao longo de cerca de 11,5 quilómetros, ligando os concelhos de Loures e Odivelas.

No concelho de Loures, serão construídas nove estações que servirão as freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, numa extensão de 6,4 km. Já em Odivelas, a nova linha incluirá oito estações, cobrindo as freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças, ao longo de 5,1 km.

Um investimento total de 527,4 milhões de euros.

Imagem: Metropolitano de Lisboa

Recomendamos

Encontros MED 2025 levam o som do adufe e a herança mediterrânica a Monsanto

Aeroporto do Rio de Janeiro recebe mostra de arte contemporânea portuguesa

Lisboa acende a magia do Natal a 22 de novembro na Praça do Comércio

Alenquer celebra o Dia do Enoturismo com uma semana dedicada ao vinho e à tradição local