Maria das Dores Meira vence Setúbal e regressa à presidência da Câmara Municipal

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

13 Outubro 2025

Maria das Dores Meira, candidata independente apoiada pelo PSD e pelo CDS-PP, conquistou a Câmara Municipal de Setúbal nas eleições autárquicas de 2025, com 29,91% dos votos. A vitória marca o regresso de Meira à presidência, após ter liderado o município entre 2006 e 2021.

O PS, liderado por André Pinotes Batista, ficou em segundo lugar com 27,48%, mantendo o mesmo número de mandatos. O Chega alcançou 18,07% e elegeu dois vereadores, enquanto a CDU, que governava Setúbal desde 2001, caiu para o quarto lugar com 11,43% e apenas um vereador.

Em declarações aos jornalistas, Maria das Dores Meira destacou a resiliência da sua candidatura: “Ganhámos contra tudo e contra todos. Foi uma campanha difícil, mas resistimos e conquistámos uma vitória expressiva”.

A nova presidente prometeu uma gestão transparente e participativa, com prioridades centradas na limpeza urbana, segurança, habitação, saúde e educação. Meira afirmou ainda que pretende envolver todas as forças políticas e valorizar as melhores ideias para o município.

André Martins, presidente cessante da CDU, reconheceu a derrota ainda na noite eleitoral. Com os resultados, o Chega passa a ser a terceira força política e a CDU a quarta na Câmara Municipal de Setúbal.

Recomendamos

Encontros MED 2025 levam o som do adufe e a herança mediterrânica a Monsanto

Aeroporto do Rio de Janeiro recebe mostra de arte contemporânea portuguesa

Lisboa acende a magia do Natal a 22 de novembro na Praça do Comércio

Alenquer celebra o Dia do Enoturismo com uma semana dedicada ao vinho e à tradição local