Início

Notícias

Programação

Podcasts

Equipa

Ouvir

Município da Sertã promove sensibilização florestal junto da comunidade escolar

Autor:

Redação

24 Junho 2026

Redação

24 Junho 2026

A Câmara Municipal da Sertã, por intermédio do seu Gabinete Florestal, dinamizou recentemente um conjunto de iniciativas educativas dirigidas à comunidade escolar do concelho, com foco na valorização da floresta, na proteção dos ecossistemas e na defesa da paisagem natural.
As atividades decorreram no âmbito de várias datas assinaladas ao longo do ano, nomeadamente o Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Árvore, ambos celebrados a 21 de março, bem como o Dia Mundial da Desertificação e da Seca, que se comemora a 17 de junho.
Com conteúdos ajustados a cada nível de ensino, desde o pré-escolar até ao secundário, os alunos ficaram a conhecer melhor a realidade florestal do concelho da Sertã, identificando espécies autóctones e adquirindo noções essenciais sobre comportamentos responsáveis e gestão sustentável da floresta.
Segundo a vereadora Cristina Nunes, responsável pelos pelouros da Floresta, Proteção Civil e Biodiversidade, a floresta assume um papel central no território, ocupando cerca de 78% da área municipal. Nesse sentido, sublinhou a importância de envolver os mais jovens na compreensão do valor dos ecossistemas florestais e na adoção de práticas de prevenção, sobretudo numa altura do ano em que o risco é mais elevado.
As sessões contaram com a participação de técnicos do Gabinete Florestal e com a colaboração do SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, reforçando a componente pedagógica e técnica das ações desenvolvidas.

Imagem: MS