Politécnico de Leiria quer ser Universidade da zona Oeste

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

22 Abril 2025

O Instituto Politécnico de Leiria formalizou o pedido para a transformação em Universidade de Leiria e Oeste.

A proposta já foi enviada ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação, e segundo a instituição, “fundamenta-se numa trajetória de mais de quatro décadas dedicadas à excelência académica, à investigação aplicada e ao impacto socioeconómico”.

Num comunicado enviado as redações, é explicado que o projeto visa expandir e diversificar a oferta formativa, para além de “fortalecer a comunidade interna, reforçar o contributo para os avanços da ciência e tecnologia, e poder acrescentar competitividade e valor ao país”.

A transformação do Politécnico de Leiria em Universidade de Leiria e Oeste “será o reflexo da abrangência geográfica da instituição, que se espalha por sete localizações, desde a região de Pombal até Torres Vedras”, o que explica o documento, “contribui para a coesão territorial”.

Recorde-se que o Instituto Politécnico de Leiria tem atualmente 46 licenciaturas, 58 mestrados e quatro programas doutorais, para além de projetos de investigação.

A instituição conta com cinco campus com mais de 130 laboratórios especializados, quatro bibliotecas, e residências com capacidade para cerca de 1.300 estudantes.

Imagem: Instituto Politécnico de Leiria

Recomendamos

Encontros MED 2025 levam o som do adufe e a herança mediterrânica a Monsanto

Aeroporto do Rio de Janeiro recebe mostra de arte contemporânea portuguesa

Lisboa acende a magia do Natal a 22 de novembro na Praça do Comércio

Alenquer celebra o Dia do Enoturismo com uma semana dedicada ao vinho e à tradição local