Regata de Aiolas reúne 15 embarcações na Baía de Sesimbra

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

13 Outubro 2025

A Baía de Sesimbra voltou a receber a tradicional Regata de Aiolas a dois remadores, que contou este ano com 15 embarcações em prova. O evento, com várias décadas de história, continua a celebrar a ligação da vila ao mar e às tradições piscatórias.

Na categoria masculina, António Mendonça e José Gomes, na aiola Os Meus Netinhos, dominaram a prova e conquistaram o primeiro lugar. A dupla Artur Pereira e Vitoriano Chumbau ficou em segundo, seguida por André Machado e Rui Marques, que fecharam o pódio.

No setor feminino, a vitória foi para Ana Duarte e Cláudia Polido, à frente de Ana Ribeiro e Isabel Alves e de Maria Conceição e Eugénia Braz.
Entre as tripulações mistas, Sílvio Rodrigues e Brígida Batista garantiram o primeiro lugar, seguidos de Paulo Braz Oliveira e Ana Braz Oliveira e de Carlos Cunha e Paula Tudela.

A Regata de Aiolas remonta à primeira metade do século XX e nasceu como uma competição entre pescadores, para testar força e destreza no mar. Em 1941, foi integrada nas Festas dos Pescadores de Sesimbra, organizadas pelo jornal O Século em parceria com a Câmara Municipal e o Clube Naval de Sesimbra.

Com o fim dessas festividades, a prova perdeu destaque, mas foi retomada há 40 anos pela autarquia, tornando-se novamente um dos momentos mais aguardados do final do verão. As aiolas, construídas por carpinteiros sesimbrenses, continuam a navegar pelas mãos de pescadores e descendentes que preservam esta tradição marítima.

Imagem: CM Sesimbra

Recomendamos

Encontros MED 2025 levam o som do adufe e a herança mediterrânica a Monsanto

Aeroporto do Rio de Janeiro recebe mostra de arte contemporânea portuguesa

Lisboa acende a magia do Natal a 22 de novembro na Praça do Comércio

Alenquer celebra o Dia do Enoturismo com uma semana dedicada ao vinho e à tradição local