O Município de Setúbal entregou, no dia 9 de outubro, as chaves de 22 habitações reabilitadas nos bairros da Alameda das Palmeiras e da Bela Vista, no âmbito do Programa 1.º Direito e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A cerimónia simbólica decorreu no Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade, na Bela Vista, e marcou mais uma fase do programa municipal de reabilitação da habitação pública, destinado a melhorar as condições de habitabilidade e eficiência energética.
Na Alameda das Palmeiras, foram devolvidas 18 casas situadas nos prédios 4, 4A e 6A, após obras de renovação de cozinhas e casas de banho. Desde o início do programa, 42 habitações já foram reabilitadas e entregues neste bairro, estando 27 fogos atualmente em obra, num total de 225 previstos para intervenção.
Na Bela Vista, foram entregues 4 habitações localizadas na Rua do Monte e na Rua da Figueira Grande, somando 26 casas reabilitadas até ao momento e 85 em obra.
As intervenções integram o plano de requalificação dos bairros de habitação pública municipal, desenvolvido pela Divisão de Habitação Pública em articulação com o Departamento de Obras Municipais, com financiamento do PRR e enquadramento na Estratégia Local de Habitação de Setúbal.
Além da Alameda das Palmeiras e da Bela Vista, decorrem obras nas Manteigadas, Forte da Bela Vista, Quinta do Freixo e Quinta de Santo António.
Nas Manteigadas, já foram entregues 90 habitações, estando 23 fogos em reabilitação. No Forte da Bela Vista, o investimento atinge 19 milhões de euros, com 14 casas entregues e 14 em obra, de um total de 91.
Na Quinta de Santo António, estão em curso trabalhos de renovação de fachadas e coberturas em 13 edifícios, enquanto na Quinta do Freixo decorre a recuperação de 33 habitações, num total de 88 previstas.
O investimento global ultrapassa os seis milhões de euros e abrange intervenções de eficiência energética, isolamento térmico, substituição de caixilharias e renovação de interiores.
Imagem: CM Setúbal









