Setúbal ganha novo espaço de lazer no Bairro dos Pescadores

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

10 Outubro 2025

O Bairro dos Pescadores, em Setúbal, conta agora com um novo espaço de lazer que inclui um anfiteatro, zonas ajardinadas e um caminho pedonal. O projeto foi desenvolvido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa.

A intervenção requalificou um talude com cerca de 1500 metros quadrados situado entre as ruas Batalha do Viso e de São Pedro, criando um novo ponto de encontro e convívio para a população.

O projeto contempla áreas verdes, um percurso pedonal que liga as ruas de São Pedro, Senhor Jesus do Bonfim e Batalha do Viso, um anfiteatro com iluminação, bancos e armário técnico de apoio a eventos, além de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada.

A iniciativa foi desenvolvida com a participação dos moradores dos bairros dos Pescadores e do Grito do Povo, no âmbito das Oficinas Colaborativas do programa municipal Viver Anunciada, integradas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou a importância da colaboração da comunidade na concretização da obra, sublinhando que “os moradores participaram em todas as fases do projeto”.
Também a presidente da União das Freguesias de Setúbal, Fátima Silveirinha, referiu que o espaço “resulta da aspiração das populações locais em criar uma zona de lazer e cultura”.

Para Ricardo Silva, presidente da Associação de Moradores do Grito do Povo, o novo espaço “vai permitir a realização de eventos como noites de fado, concertos e convívios”.
Já o presidente da APPACDM de Setúbal, José Salazar, destacou a acessibilidade da infraestrutura, que “facilita a realização de atividades ao ar livre com os utentes, incluindo pessoas com mobilidade reduzida”.

Imagem: CM Setúbal

Recomendamos

Encontros MED 2025 levam o som do adufe e a herança mediterrânica a Monsanto

Aeroporto do Rio de Janeiro recebe mostra de arte contemporânea portuguesa

Lisboa acende a magia do Natal a 22 de novembro na Praça do Comércio

Alenquer celebra o Dia do Enoturismo com uma semana dedicada ao vinho e à tradição local