O Bairro dos Pescadores, em Setúbal, conta agora com um novo espaço de lazer que inclui um anfiteatro, zonas ajardinadas e um caminho pedonal. O projeto foi desenvolvido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa.
A intervenção requalificou um talude com cerca de 1500 metros quadrados situado entre as ruas Batalha do Viso e de São Pedro, criando um novo ponto de encontro e convívio para a população.
O projeto contempla áreas verdes, um percurso pedonal que liga as ruas de São Pedro, Senhor Jesus do Bonfim e Batalha do Viso, um anfiteatro com iluminação, bancos e armário técnico de apoio a eventos, além de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada.
A iniciativa foi desenvolvida com a participação dos moradores dos bairros dos Pescadores e do Grito do Povo, no âmbito das Oficinas Colaborativas do programa municipal Viver Anunciada, integradas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou a importância da colaboração da comunidade na concretização da obra, sublinhando que “os moradores participaram em todas as fases do projeto”.
Também a presidente da União das Freguesias de Setúbal, Fátima Silveirinha, referiu que o espaço “resulta da aspiração das populações locais em criar uma zona de lazer e cultura”.
Para Ricardo Silva, presidente da Associação de Moradores do Grito do Povo, o novo espaço “vai permitir a realização de eventos como noites de fado, concertos e convívios”.
Já o presidente da APPACDM de Setúbal, José Salazar, destacou a acessibilidade da infraestrutura, que “facilita a realização de atividades ao ar livre com os utentes, incluindo pessoas com mobilidade reduzida”.
Imagem: CM Setúbal













