Travessia da Baía de Sesimbra celebra 100.ª edição com recorde de participantes

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

6 Outubro 2025

A Travessia da Baía de Sesimbra celebrou esta sábado, 5 de outubro, a sua 100.ª edição com um recorde de cerca de 700 participantes, confirmando-se como uma das provas desportivas mais emblemáticas do concelho.

Integrada no Circuito Nacional de Águas Abertas 2025, a prova principal, de 2.500 metros, consagrou Hugo Ribeiro, da Casa do Povo Ferreira do Zêzere, que cortou a meta em 28 minutos e 48 segundos, garantindo também a vitória no Circuito Nacional.

No pódio masculino seguiram-se Duarte Marques, do Condeixa Aqua Clube, vencedor em 2024, e Marco Oliveira, do Clube Náutico Académico, que completaram a travessia em 28:52 e 29:23 minutos, respetivamente.

No setor feminino, a vencedora foi Beatriz Cardeal, do Condeixa Aqua Clube, com 30 minutos e 57 segundos, à frente das colegas Camila Marcelo (31:45) e Helena Rodrigues, campeã do circuito em 2024 (31:46).

Além da prova federada, realizaram-se também as competições para populares, com 1.300 metros, e a Mini Travessia, com 400 metros. Em masculinos, André Alves, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova popular com 16 minutos e 49 segundos, enquanto em femininos o destaque foi para a atleta sesimbrense Carolina Martins, do Palmela Desporto, com 19 minutos e 13 segundos.

Na Mini Travessia, o sesimbrense Miguel Pereira, do Aonda Azeitão, venceu com 7 minutos e 2 segundos, e no setor feminino o primeiro lugar foi conquistado por Matilde Nunes, do Despertarecorde, com 7 minutos e 10 segundos.

A forte participação dos sesimbrenses voltou a evidenciar a importância da prova, que há um século faz parte da identidade local.

A Travessia da Baía de Sesimbra é organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra e pela Associação de Natação de Lisboa, com o apoio da Federação Portuguesa de Natação.

Imagem: CM Sesimbra

Recomendamos

Encontros MED 2025 levam o som do adufe e a herança mediterrânica a Monsanto

Aeroporto do Rio de Janeiro recebe mostra de arte contemporânea portuguesa

Lisboa acende a magia do Natal a 22 de novembro na Praça do Comércio

Alenquer celebra o Dia do Enoturismo com uma semana dedicada ao vinho e à tradição local