Albufeira vai contar, a partir desta semana, com um reforço policial de 40 militares da GNR, numa resposta ao pedido feito pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, à ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral.
O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo município, que agradeceu a “resposta positiva” do Governo e sublinhou a importância deste reforço numa altura em que o concelho atinge o pico da sua população flutuante, quadruplicando o número de habitantes devido ao afluxo de turistas.
De acordo com a autarquia, os militares destacados contarão com “vários equipamentos de apoio”, incluindo motos, veículos e cavalos para patrulhamento, estando o contingente “plenamente operacional” ainda durante esta semana.
A segurança em Albufeira tem estado sob os holofotes nas últimas semanas, após vários episódios de desacatos protagonizados por turistas, especialmente na zona dos bares. No entanto, o município rejeita que haja um aumento da criminalidade no concelho, argumentando que as estatísticas criminais não refletem o crescimento populacional sazonal da região.
“O entendimento da necessidade de proteger, em qualquer circunstância, o segundo maior destino turístico nacional no seu pico de receção de visitantes […] conduziu a este reforço que irá aumentar fortemente a segurança na região”, referiu a Câmara de Albufeira em comunicado.
Na semana passada, a GNR deteve cinco jovens, com 17 anos, suspeitos de roubo e agressões violentas a outro jovem, de 18 anos. Os incidentes ocorreram em Albufeira e contribuíram para reforçar o debate público em torno da segurança no concelho. Os detidos foram presentes a tribunal e ficaram sujeitos a apresentações quinzenais às autoridades, estando também proibidos de se deslocar a Albufeira ou sair das respetivas áreas de residência.
Apesar de considerar que os dados não evidenciam um crescimento da criminalidade, a autarquia reconhece que o aumento da população no verão traz consigo riscos acrescidos, muitas vezes associados ao consumo excessivo de álcool, e acredita que o reforço da GNR ajudará a reforçar a sensação de segurança e a resposta em caso de incidentes.
Imagem Ilustrativa: Freepik









