Turismo em alta leva GNR a reforçar Albufeira

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

29 Julho 2025

Albufeira vai contar, a partir desta semana, com um reforço policial de 40 militares da GNR, numa resposta ao pedido feito pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, à ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral.

O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo município, que agradeceu a “resposta positiva” do Governo e sublinhou a importância deste reforço numa altura em que o concelho atinge o pico da sua população flutuante, quadruplicando o número de habitantes devido ao afluxo de turistas.

De acordo com a autarquia, os militares destacados contarão com “vários equipamentos de apoio”, incluindo motos, veículos e cavalos para patrulhamento, estando o contingente “plenamente operacional” ainda durante esta semana.

A segurança em Albufeira tem estado sob os holofotes nas últimas semanas, após vários episódios de desacatos protagonizados por turistas, especialmente na zona dos bares. No entanto, o município rejeita que haja um aumento da criminalidade no concelho, argumentando que as estatísticas criminais não refletem o crescimento populacional sazonal da região.

“O entendimento da necessidade de proteger, em qualquer circunstância, o segundo maior destino turístico nacional no seu pico de receção de visitantes […] conduziu a este reforço que irá aumentar fortemente a segurança na região”, referiu a Câmara de Albufeira em comunicado.

Na semana passada, a GNR deteve cinco jovens, com 17 anos, suspeitos de roubo e agressões violentas a outro jovem, de 18 anos. Os incidentes ocorreram em Albufeira e contribuíram para reforçar o debate público em torno da segurança no concelho. Os detidos foram presentes a tribunal e ficaram sujeitos a apresentações quinzenais às autoridades, estando também proibidos de se deslocar a Albufeira ou sair das respetivas áreas de residência.

Apesar de considerar que os dados não evidenciam um crescimento da criminalidade, a autarquia reconhece que o aumento da população no verão traz consigo riscos acrescidos, muitas vezes associados ao consumo excessivo de álcool, e acredita que o reforço da GNR ajudará a reforçar a sensação de segurança e a resposta em caso de incidentes.

Imagem Ilustrativa: Freepik

Recomendamos

Encontros MED 2025 levam o som do adufe e a herança mediterrânica a Monsanto

Aeroporto do Rio de Janeiro recebe mostra de arte contemporânea portuguesa

Lisboa acende a magia do Natal a 22 de novembro na Praça do Comércio

Alenquer celebra o Dia do Enoturismo com uma semana dedicada ao vinho e à tradição local