Vila Franca de Xira inaugura Central Municipal de Operações de Socorro

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

15 Outubro 2025

A Central Municipal de Operações de Socorro (CMOS) entrou oficialmente em funcionamento no dia 25 de setembro, nas instalações do Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Franca de Xira. O novo sistema visa melhorar a coordenação entre os Corpos de Bombeiros e garantir uma resposta mais rápida às populações em situações de emergência.

A central conta com 15 operadores especializados e foi inaugurada na presença do presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira. Durante a reunião de trabalho que marcou o arranque da CMOS, o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, António Carvalho, destacou a gestão centralizada das operações como a principal inovação.

“Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) passam a contactar diretamente a CMOS, sem necessidade de recorrer a vários Corpos de Bombeiros”, explicou. O novo modelo prevê ainda a articulação entre dois agrupamentos – Norte e Sul, garantindo maior eficiência nas respostas.

Entre as medidas em curso estão o reforço dos efetivos das Associações Humanitárias, que passarão de 52 para 90 profissionais, e o aumento do número de viaturas e equipamentos de emergência. As corporações serão igualmente equipadas com telefones satélite e geradores, assegurando a continuidade das comunicações em caso de falhas técnicas.

O comandante regional de Lisboa e Vale do Tejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Elísio Oliveira, sublinhou a importância do projeto, afirmando que “o cidadão tem de sentir que este trabalho permite ganhar tempo e qualidade no serviço prestado”.

Durante a apresentação, foi realizada uma demonstração prática do funcionamento da central, desde a receção da chamada de socorro até à mobilização dos meios de resposta no terreno.

Imagem: CM Vila Franca de Xira

Recomendamos

Encontros MED 2025 levam o som do adufe e a herança mediterrânica a Monsanto

Aeroporto do Rio de Janeiro recebe mostra de arte contemporânea portuguesa

Lisboa acende a magia do Natal a 22 de novembro na Praça do Comércio

Alenquer celebra o Dia do Enoturismo com uma semana dedicada ao vinho e à tradição local