São mais de 10 milhões de euros que os municípios afetados pelas tempestades vão receber do Estado, em resposta à situação de calamidade.
Das 17 autarquias da Região Metropolitana de Coimbra, Alvaiázere e Coimbra são os únicos dois municípios que receberão mais de um milhão de euros.
Este concelho do distrito de Leiria receberá mais de um milhão e 100 mil euros. A autarquia liderada por Ana Abrunhosa vai receber pouco mais de um milhão euros.
A Figueira da Foz é o terceiro concelho a receber a maior verba, sendo transferidos mais de 800 mil euros.
Os municípios de Soure e Montemor-o-Velho, que sofreram também com as cheias do rio Mondego, vão receber cerca de 815 mil euros, respetivamente.
Entretanto, o Conselho Intermunicipal da Região de Coimbra aprovou um pedido de esclarecimentos à Agência Portuguesa do Ambiente, sobre a falta de critérios nos contratos programa, para reabilitação de património afetado pelas tempestades.
O vice-presidente da CIMRC, Luís Paulo Costa, lembra que “as intervenções, nomeadamente nas zonas ribeirinhas, são urgentes, e os autarcas precisam de perceber se há efetivamente financiamentos”.
Imagem: CM Coimbra











