A linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa, que deverá reduzir o tempo de viagem para 1h15, terá possíveis paragens em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria.
O projeto está a ser desenvolvido de forma faseada e a conclusão total da ligação está prevista para 2032.
Lembre-se que a CP lançou o concurso público para a aquisição de 12 comboios de alta velocidade (com opção de mais 8) destinados a operar nesta linha, com as primeiras entregas planeadas a partir de 2031.
Entretanto, as primeiras expropriações para a construção da linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa estão a avançar no distrito de Aveiro, e dizem respeito a mais de 1.000 parcelas em três municípios ao longo de 15,5 quilómetros.
O troço Porto – Oiã, com 71 kms, diz respeito ao lote A da primeira fase da construção da linha, que inclui também o lote B, entre Oiã e Soure, que ainda não foi adjudicado. A segunda fase, entre Soure e Carregado, aguarda lançamento do concurso público.
A primeira fase tem como prazo de conclusão 2030 e a segunda 2032.
Dizer ainda que as Linhas de Alta Velocidade Lisboa – Porto, Porto – Vigo, e Lisboa – Madrid estão enquadradas a nível nacional no Plano Nacional de Investimentos 2030.
Com a sua implementação, os tempos de viagem Lisboa – Porto, Porto – Vigo e Lisboa – Madrid serão reduzidos para cerca de 1h15, 0h50 e 3h00, respetivamente.
Imagem: IP, Infraestruturas de Portugal











