Chega conquista Câmara de Albufeira e põe fim a décadas de liderança social-democrata

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

13 Outubro 2025

Rui Cristina, candidato do Chega, venceu as eleições autárquicas de 2025 em Albufeira com 40,51% dos votos, correspondentes a 7.396 votos e três mandatos, assumindo a presidência da Câmara Municipal.

A vitória encerra um ciclo de várias décadas de governação social-democrata, com o PSD/CDS-PP a ficar em segundo lugar, com 32,30% dos votos. A coligação PS-BE-PAN “Albufeira é Tua” conquistou o terceiro lugar, elegendo um vereador e completando os sete mandatos do executivo municipal.

Deputado do Chega na Assembleia da República e antigo dirigente do PSD, Rui Cristina sucede a José Carlos Rolo, impedindo a sua reeleição. Com esta vitória, o Chega passa a liderar pela primeira vez um município do distrito de Faro, depois de ter vencido as legislativas de 2024 e 2025 no Algarve.

Durante a campanha, temas como segurança, imigração e falta de mão de obra no setor do turismo dominaram o debate político. Rui Cristina defendeu uma política de imigração regulada, sublinhando que o partido “não é contra a imigração”.

Na noite eleitoral, o autarca eleito agradeceu o apoio da população e dos membros da sua lista, afirmando que “a vitória pertence aos albufeirenses que acreditaram na mudança”.

A conquista da Câmara de Albufeira representa uma mudança significativa no panorama político algarvio, tornando o concelho a primeira capital turística do Algarve governada pelo Chega.

Recomendamos

Encontros MED 2025 levam o som do adufe e a herança mediterrânica a Monsanto

Aeroporto do Rio de Janeiro recebe mostra de arte contemporânea portuguesa

Lisboa acende a magia do Natal a 22 de novembro na Praça do Comércio

Alenquer celebra o Dia do Enoturismo com uma semana dedicada ao vinho e à tradição local