Os novos órgãos autárquicos de Albufeira tomaram posse esta segunda-feira, 3 de outubro, numa cerimónia que reuniu mais de 800 pessoas no Auditório Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e nos espaços exteriores.
O novo presidente da Câmara Municipal, Rui Cristina, destacou como prioridades do mandato as áreas da habitação, segurança e saúde.
A sessão solene marcou o início do mandato 2025-2029 e contou com a presença de deputados da Assembleia da República, representantes de entidades locais e centenas de munícipes.
As eleições de 12 de outubro mobilizaram mais de 18 mil eleitores, com uma taxa de participação de 48,61%, superior aos 42,1% registados em 2021. O partido Chega venceu com 40,51% dos votos, seguido da coligação Ser Albufeira (PPD/PSD.CDS-PP) com 32,3%. A coligação Albufeira é TUA (PS.L.BE.PAN) obteve 18,56%, a Iniciativa Liberal4,01% e a CDU2,05%.
O novo executivo municipal é composto por três elementos do Chega – Rui Cristina, Jorge do Carmo e Cristina Corado –, três da coligação Ser Albufeira – José Carlos Rolo, Cristiano Cabrita e Cláudia Guedelha – e um eleito da coligação Albufeira é TUA, Victor Ferraz.
Licenciado em Engenharia Civil e ex-deputado da Assembleia da República, Rui Cristina, de 46 anos, afirmou que o novo executivo vai focar-se na habitação acessível, no reforço da segurança e na melhoria do acesso aos cuidados de saúde.
Entre as medidas apresentadas, o autarca defendeu a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e o levantamento de terrenos disponíveis para construção de habitação a custos controlados. Na área da segurança, referiu o reforço da Polícia Municipal e a requalificação de zonas urbanas e comerciais. Na saúde, o objetivo passa por reduzir o número de utentes sem médico de família, envolvendo o setor social na criação de um sistema que permita realizar 12 mil consultas no primeiro ano.
A Assembleia Municipal de Albufeira passa a ter 21 mandatos, distribuídos por quatro forças políticas. O Chega elegeu nove deputados, a coligação Ser Albufeira obteve sete, a coligação Albufeira é TUA conquistou quatro, e a Iniciativa Liberal um.
A mesa da Assembleia Municipal será presidida por Luna Silva (Chega), com Jorge Loureiro e António Maia como secretários. No discurso de posse, Luna Silva garantiu que o órgão será conduzido “com transparência e imparcialidade”.
A cerimónia foi transmitida em direto nas redes sociais da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Albufeira, permitindo o acompanhamento por parte dos munícipes.
Imagem: CM Albufeira









