Início

Notícias

Programação

Podcasts

Equipa

Ouvir

Sintra celebra diversidade linguística e cultural com Festival Ecoar

Autor:

RDS Redação

31 Outubro 2025

RDS Redação

31 Outubro 2025

O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, vai acolher nos dias 10 e 11 de novembro a primeira edição do Festival Ecoar, dedicado à reflexão sobre a relação entre a língua portuguesa e os idiomas tradicionais dos territórios ex-coloniais.

Com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, o evento estabelece uma ponte cultural entre Angola e Portugal, explorando a influência da língua portuguesa na cultura angolana e os esforços para preservar línguas tradicionais. A iniciativa destaca a importância da língua, tanto na forma escrita como falada.

Em homenagem ao 50.º aniversário da independência de Angola, o programa inclui um painel de discussão com a investigadora americana Marissa Moorman, o músico angolano Victor Gama e o professor de línguas nacionais Wayami Sérgio, além de um concerto de Victor Gama.

O festival integra ainda oficinas de língua kimbundu para crianças, realizadas em parceria com escolas locais, uma instalação artística do Banga Coletivo e o lançamento de um livro sobre o tema.

A entrada é gratuita, sendo que algumas atividades requerem inscrição prévia.

Imagem: CM Sintra