Festival de Teatro do Seixal regressa de 13 a 23 de novembro com 10 dias de espetáculos gratuitos

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

5 Novembro 2025

A 42.ª edição do Festival de Teatro do Seixal realiza-se entre 13 e 23 de novembro, com uma programação descentralizada pelas freguesias do concelho. O evento volta a apostar em autores contemporâneos, artistas emergentes e projetos que refletem temas da atualidade, com entrada gratuita em todos os espetáculos.

Organizado pela Câmara Municipal do Seixal, o festival contará com dez dias de apresentações teatrais, oficinas e atividades educativas, dirigidas a públicos de todas as idades. Três das peças terão audiodescrição e tradução em língua gestual portuguesa, reforçando o compromisso com a acessibilidade cultural.

Segundo o presidente da autarquia, Paulo Silva, o festival “representa uma aposta clara na democratização do acesso à cultura”, promovendo o debate e a reflexão sobre “um mundo em constante evolução”.

Os espetáculos decorrerão em vários espaços do concelho, incluindo o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, o Cinema São Vicente, a Escola Secundária de Amora, a Associação de Amigos do Pinhal do General e a Sociedade Filarmónica União Arrentelense.

O programa abre no dia 13 de novembro com “Burn Burn Burn”, da companhia Os Possessos, inspirado em “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury. Seguem-se produções como “Ode aos Meus Homens ou O Maior Silêncio do Mundo”, “No Tempo em Que Não Podia Voar”, “Empregos Modernos”, “Gosto, logo Existo”, “Somos Todas Baba Yaga” e “O Estado do Mundo (quando Acordas)”, encerrando o festival no dia 23 de novembro.

Além das peças teatrais, estão previstas atividades com escolas, como a oficina “Offline mas em Contacto” e a apresentação especial de “Gosto, logo Existo”. Para o público infantil e famílias, haverá a oficina “Cartazes em Liberdade”, dedicada à criação de cartazes serigrafados inspirados no 25 de Abril.

O festival inclui ainda o encontro “À Mesa com Poemas”, com Maria João Luís e Manuela Couto, no Teatro da Terra, a 22 de novembro.

O Festival de Teatro do Seixal é uma das mais antigas iniciativas culturais do concelho e pretende, segundo o município, “estimular a reflexão crítica, promover a cidadania e aproximar a comunidade das artes performativas”.

Imagem: CM Seixal

Recomendamos

Encontros MED 2025 levam o som do adufe e a herança mediterrânica a Monsanto

Aeroporto do Rio de Janeiro recebe mostra de arte contemporânea portuguesa

Lisboa acende a magia do Natal a 22 de novembro na Praça do Comércio

Alenquer celebra o Dia do Enoturismo com uma semana dedicada ao vinho e à tradição local